programa vila viva na VILA NOVO OURO PRETO
VILA NOVO OURO PRETO
1. ORIGEM:
A Vila Novo Ouro Preto está situada nos limites do Bairro Ouro Preto, em Belo Horizonte, Regional Pampulha. Antes das obras realizadas para a construção do Parque Linear, que deve ser inaugurado neste ano, as moradias localizadas às margens do Córrego da Cidadania, que corta a Vila e deságua na Lagoa da Pampulha, estavam sujeitas a riscos de deslizamento e inundação.
De acordo com dados da URBEL, a área começou a ser ocupada em 1966, na parte norte, às margens do córrego e com menor declive, onde hoje é a entrada da Vila. Em 1970 começou a ser ocupada a parte sul, área de maiores declives, mas foi a partir de 1975, que houve uma expansão significativa do número populacional. A região da micro-bacia do Córrego da Cidadania, em 1989, já estava toda ocupada. Nos anos 90, ocorreu um crescimento acelerado e a população dobrou de tamanho. Com o aumento da população veio o processo de verticalização das edificações que acabou acarretando na pouca iluminação natural e ventilação das moradias, condições propícias à insalubridade e aos problemas de saúde.
Segundo dados do Escritório de Integração da PUC-Minas, a grande quantidade de lixo doméstico, provocada pelo aumento da população, ocasionou a poluição das águas das nascentes do córrego e formou um esgoto a céu aberto. Todo o esgoto produzido na Vila era despejado no córrego sem nenhum tratamento. Atualmente a Vila já possui rede de água e esgoto.
2. DESENVOLVIMENTO/INFRA-ESTRUTURA:
De acordo com dados do IBGE, em 1991, 94% das residências descartavam seu lixo nas áreas livres ou dentro do córrego. Segundo dados do PGE – Plano Global Específico feito em 2000, 90% dos domicílios depositava seu lixo em apenas três cestos comunitários localizados na Rua Luiz Lopes. No Beco Otaviano Neves, a coleta era feita de porta em porta.
Segundo o Movimento AMACIDADANIA - Associação dos Moradores da Vila Novo Ouro Preto, a Vila Novo Ouro Preto não possui ainda equipamento de saúde pública, sendo os atendimentos realizados nos centros de saúde do Bairro Ouro Preto. A umidade excessiva das casas é responsável pela maior parte dos atendimentos, que são de casos de doenças respiratórias.
A primeira associação criada para representar os interesses da comunidade foi fundada no final dos idos de 1970, em parceria com os moradores do Bairro Ouro Preto e chamava-se Associação dos Amigos do Bairro Ouro Preto e adjacências. Entretanto, as ações realizadas através da associação foram incipientes e a mobilização popular de fato iniciou-se em 1992,
3. DADOS DEMOGRÁFICOS:
Área: 37.023 m²
Localização: Regional Pampulha
Número de domicílios: 265
População total residente: 1107 pessoas
Taxa de alfabetização: 87,1% das pessoas acima de 5 anos
Esgotamento sanitário: 57,6% ligados à rede geral de esgoto ou pluvial
Abastecimento de água: 88,2% abastecidos através de rede geral
Coleta de lixo: 12,8% coletados por serviço de limpeza
- Início
- revolta de moradores no aglomerado da serra
- projeto caminhar
- um pouco mais
- ocupação das 13 favelas do Complexo do Caju
- Em missa com chefes de Estado
- um pouco de absurdos
- um pouco de absurdos
- programa vila viva na serra
- programa vila viva na PEDREIRA PRADO LOPES
- programa vila viva na VILA ACABA MUNDO
- programa vila viva na VILA APOLONIA
- programa vila viva na VILA CALIFORNIA
- programa vila viva na VILA CEMIG
- programa vila viva VILA IMBAÚBAS
- programa vila viva na VILA MARIA
- programa vila viva nas 0VILAS MARIETA I E II
- programa vila viva VILA NOSSA SRA. DO ROSARIO
- programa vila viva na VILA NOVO OURO PRETO
- programa vilVILA SÃO BENEDITO - PRESIDENTE VARGAS
- programa vila viva na VILA SÃO MIGUEL
- programa vila viva na VILA SÃO RAFAEL
- programa vila viva na VILA SENHOR DOS PASSOS
- programa vila viva na VILA SUMARÉ
- mais sobre o aglomerado da serra
- pequenas manchetes
- toque de recolher na favela do taquail
- caso bruno
- Contactos
Total de visitas: 4446