programa vila viva VILA NOSSA SRA. DO ROSARIO

programa vila viva VILA NOSSA SRA. DO ROSARIO

VILA NOSSA SRA. DO ROSARIO

1. ORIGEM:

A Vila Nossa Senhora do Rosário localiza-se no bairro Pompéia, região Leste da capital mineira. De acordo com pesquisa da Urbel – Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte, moradores mais antigos contam que, na década de 40, a maior parte da área pertencia a um senhor chamado Maurício Miguel. Em 1948, ele dividiu o terreno, que tinha poucas casas, e vendeu os lotes.

Em parte do bairro havia uma pedreira, onde hoje está situada a Vila Nossa Senhora do Rosário, conhecida como Pedreira da Pompéia. Pesquisa da Urbel revela que onde atualmente é a rua Pitangui, que corta a vila, existia uma lagoa. O local foi aterrado, em meados da década de 50, na gestão do prefeito Américo Renné Gianetti para dar lugar a uma feira livre, que nunca foi implantada. O local foi utilizado durante muitos anos como campo de futebol e hoje é ocupado por casas.

Ainda segundo dados da Urbel, em 1956 e 1957, a área da Pedreira foi invadida e ocupada por pessoas vindas de outras regiões e cidades. De acordo com Luiz Salatiel, morador da vila há 57 anos, o processo de ocupação e construção das casas foi tranqüilo, sem confrontos com a polícia.

No entanto, no local que possuía apenas uma lagoa, uma pedreira e poucas habitações, não existia também infra-estrutura. Conquistas como saneamento básico, calçamento e rede de esgoto, foram todas frutos da ação coletiva. Moradores relataram que as casas eram construídas em mutirão. “Um ajudava o outro na construção das casas. Enquanto um trabalhava na obra, o outro buscava água na pedreira, na caixa d´água, conta Salatiel.

2. DESENVOLVIMENTO/INFRA-ESTRUTURA:

O morador José Geraldo Souza, que vive na região há mais de trinta anos, reforça que havia carência de água, luz e esgoto, mas que a construção era sempre em equipe. Ele conta que não havia saneamento básico até o Orçamento Participativo. O envolvimento dos moradores na conquista no suprimento destas necessidades foi fundamental.

A ACAPP - Associação Comunitária dos Amigos da Pedreira da Pompéia, fundada em 31 de julho de 1986, tem importância destacada no desenvolvimento da vila. A entidade surgiu através da idéia de alguns amigos, insatisfeitos com a associação comunitária da época. Ela teve como presidente, o Sr. Helvécio, importante líder, atuante em diversas melhorias conseguidas para vila.

3. DADOS DEMOGRÁFICOS:

Área: 26.650 m²
Localização: Regional Leste
Número de domicílios: 216
População total residente: 812 pessoas
Taxa de alfabetização: 91% acima de 5 anos de idade
Esgotamento sanitário: 99,2% ligados à rede geral de esgoto ou pluvial
Abastecimento de água: 100% abastecidos através de rede geral
Coleta de lixo: 85% coletados por